sábado, 7 de junho de 2014

RECURSO TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO PARA PESSOAS COM TGD









Comunicação Alternativa (CA)

Uma forma de garantir a acessibilidade comunicativa a essa população consiste no emprego dos recursos de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa - CA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via de expressão.
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala inteligível apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa – SCA refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes.
Os Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA) podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).

Pranchas de comunicação
Público alvo: alunos com DI, TGD, DV que aresentam problemas na comunicação.
Idade: a partir dos 6 anos
Local de utilização: sala de aula, sala de recursos multifuncional, no contexto familiar.
Descrição: A imagem apresenta 3 exemplos de recursos de baixa tecnologia, uma pasta com gravuras com a escrita correspondente a imagem de uma cama e uma boneca, coladas em cartolinas perfuradas, na ponta da cartolina uma adaptação de um virador de páginas, um painel pequeno com imagens nomeadas  e um cartão como gravuras nomeadas em fundo preto e fita adesiva amarela fazendo um contraste de cores.
Intervenção do professor do AEE: Através das pranchas temáticas o aluno vai se aproximar mais do conteúdo que será exposto na sala de aula, encorajando-o a comunicação, de forma que sua comunicação seja ampliada e conseqüentemente compreensível. O professor do AEE, na interlocução com a família e professores apresenta o mesmo recurso e ensina a utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário