Comunicação
Alternativa (CA)
Uma forma de garantir a
acessibilidade comunicativa a essa população consiste no emprego dos recursos
de comunicação alternativa. A Comunicação Alternativa - CA é uma das áreas da
TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua
necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca então,
através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da
construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua via
de expressão.
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala inteligível apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa – SCA refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes.
Os Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA) podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).
A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala inteligível apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa – SCA refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes.
Os Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA) podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).
Site: http://www.bengalalegal.com/ca-comunicacao-alternativa,
em 05/06/2014
Pranchas de comunicação
Público alvo: alunos com
DI, TGD, DV que aresentam problemas na comunicação.
Idade: a partir dos 6 anos
Local de utilização: sala
de aula, sala de recursos multifuncional, no contexto familiar.
Descrição: A imagem
apresenta 3 exemplos de recursos de baixa tecnologia, uma pasta com gravuras com
a escrita correspondente a imagem de uma cama e uma boneca, coladas em
cartolinas perfuradas, na ponta da cartolina uma adaptação de um virador de
páginas, um painel pequeno com imagens nomeadas
e um cartão como gravuras nomeadas em fundo preto e fita adesiva amarela
fazendo um contraste de cores.
Intervenção do professor do
AEE: Através das pranchas temáticas o aluno vai se aproximar mais do conteúdo
que será exposto na sala de aula, encorajando-o a comunicação, de forma que sua
comunicação seja ampliada e conseqüentemente compreensível. O professor do AEE,
na interlocução com a família e professores apresenta o mesmo recurso e ensina
a utilização.
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