INFORMATIVO:
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA
Deficiência
múltipla é um conjunto de duas ou mais deficiências associadas,
de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social,
entretanto vale ressaltar que não é uma soma de deficiências que caracterizam a
múltipla deficiência, mas o nível de comprometimento, na comunicação, no seu
desenvolvimento, interação, aprendizagem, enfim, que determinam se é
deficiência múltipla ou não. (fascículo DMU). As pessoas com deficiência
múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não
apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar
cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental;
deficiência auditiva e autismo e outros.
A
surdogegueira é uma condição única do indivíduo, onde ao mesmo tempo ele
apresenta a perda da visão e audição, independente do grau das perdas. Segundo o
fascículo (AEE-DM), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias:
pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram
cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou
se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
Nessa perspectiva, é importante
esclarecer alguns aspectos relacionados a surdocegueira e deficiência múltipla.
De acordo com o referencial teórico, (MAIA, 2011)
“A
pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as
informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna, ela precisa da
mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe
cerca.
Seu conhecimento do mundo se faz pelo uso dos
canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar, cinestésico,
proprioceptivo e vestibular.
Na
deficiência Múltipla não garantimos que todas as informações muitas vezes
chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos
canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência, esses dois
canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.” (Aspectos
Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla, p. 4)
Em
relação às estratégias de ensino, alguma são semelhantes, como é o caso da
comunicação expressiva( requer um comunicador, através de objetos, gestos,
figuras, expressões corporais) e receptiva ( acontece quando uma pessoa
processa e recebe uma informação por meio de uma fonte e forma: escrita, fala,
Libras). Através da comunicação elas vão interagir com o outro, portanto a
comunicação e interação social estão interligadas, nesse sentido o reforço das
atividades que envolva o tema rotinas organizadas, tanto podem ser utilizadas
para surdocegos como para quem tem DMU, também os objetos que fazem referências
para ajudá-los a memorizar melhor as ações, as informações, demonstrar seus desejos.
Os símbolos tangíveis, também devem ser incorporados entre as estratégias de
ensino desse público. Dependendo do nível de desenvolvimento e evolução da antecipação,
inicia-se o processo de desnaturalização, vai aos poucos inserindo novos
conceitos, por exemplo:
“O copo não é mais somente aquele objeto usado de manhã e de tarde, mas é
também um objeto usado por outros membros do grupo da criança, que pode ser
comprado na loja, que pode ter formas diferentes, que é lavado após ser usado,
e que sobre o qual se pode falar: “Quando você vai comprar um novo copo?”.”, (p.10)
Referências bibliográficas
MAIA, Shirley Rodrigues: Aspectos Importantes para saber sobre
Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
http://saladerecursosmultifuncionais.blogspot.com.br/2011/08/diferenca-entre-surdocegueira-e.html
Oi Ivoneide, o informativo deixa claro que nenhuma criança com surdo cegueira e DMU pode ficar sem um sistema adequado de comunicação e quanto mais cedo este sistema for estabelecido maiores serão as oportunidades de interações e aprendizagens.bjos
ResponderExcluir