sexta-feira, 18 de abril de 2014

INFORMATIVO: DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA





INFORMATIVO: DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA
Deficiência múltipla é um conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social, entretanto vale ressaltar que não é uma soma de deficiências que caracterizam a múltipla deficiência, mas o nível de comprometimento, na comunicação, no seu desenvolvimento, interação, aprendizagem, enfim, que determinam se é deficiência múltipla ou não. (fascículo DMU). As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.
A surdogegueira é uma condição única do indivíduo, onde ao mesmo tempo ele apresenta a perda da visão e audição, independente do grau das perdas. Segundo o fascículo (AEE-DM), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem.
Nessa perspectiva, é importante esclarecer alguns aspectos relacionados a surdocegueira e deficiência múltipla. De acordo com o referencial teórico, (MAIA, 2011)
A pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna, ela precisa da mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca.
Seu conhecimento do mundo se faz pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar, cinestésico, proprioceptivo e vestibular.
Na deficiência Múltipla não garantimos que todas as informações muitas vezes chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência, esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.”  (Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla, p. 4)

Em relação às estratégias de ensino, alguma são semelhantes, como é o caso da comunicação expressiva( requer um comunicador, através de objetos, gestos, figuras, expressões corporais) e receptiva ( acontece quando uma pessoa processa e recebe uma informação por meio de uma fonte e forma: escrita, fala, Libras). Através da comunicação elas vão interagir com o outro, portanto a comunicação e interação social estão interligadas, nesse sentido o reforço das atividades que envolva o tema rotinas organizadas, tanto podem ser utilizadas para surdocegos como para quem tem DMU, também os objetos que fazem referências para ajudá-los a memorizar melhor as ações, as informações, demonstrar seus desejos. Os símbolos tangíveis, também devem ser incorporados entre as estratégias de ensino desse público. Dependendo do nível de desenvolvimento e evolução da antecipação, inicia-se o processo de desnaturalização, vai aos poucos inserindo novos conceitos, por exemplo:

O copo não é mais somente aquele objeto usado de manhã e de tarde, mas é também um objeto usado por outros membros do grupo da criança, que pode ser comprado na loja, que pode ter formas diferentes, que é lavado após ser usado, e que sobre o qual se pode falar: “Quando você vai comprar um novo copo?”.”, (p.10)


Referências bibliográficas

MAIA, Shirley Rodrigues: Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla.

http://saladerecursosmultifuncionais.blogspot.com.br/2011/08/diferenca-entre-surdocegueira-e.html

Um comentário:

  1. Oi Ivoneide, o informativo deixa claro que nenhuma criança com surdo cegueira e DMU pode ficar sem um sistema adequado de comunicação e quanto mais cedo este sistema for estabelecido maiores serão as oportunidades de interações e aprendizagens.bjos

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