sábado, 28 de junho de 2014

ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE O AEE E O TEXTO “O MODELO DOS MODELOS” (Italo Calvino)



ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE O AEE E O TEXTO “O MODELO DOS MODELOS” (Italo Calvino)

 
créditos: http://pedagogiaeadlins.blogspot.com.br/2012/05/convivendo-com-as-diferencas-no.html
“A inclusão rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas, contestando os sistemas educacionais em seus fundamentos. Ela questiona a fixação de modelos ideais, a normalização de perfis específicos de alunos e a seleção dos eleitos para freqüentar as escolas, produzindo, com isso, identidades e diferenças, inserção e/ou exclusão.” (Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – A Escola comum Inclusiva. SEESP – MEC 2010)

Observando o parágrafo inicial “senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam.” leva a refletir que as regras do senhor Palomar não se aplica, ao AEE, o ideal é que antes de formar um modelo padrão, é necessário conhecer o seu aluno como um todo, pois cada ser é único e particular, é tanto que o senhor Palomar aos poucos vai modificando suas regras, vejamos o seguinte trecho “agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço.” Relacionando a prática do AEE, principalmente no que diz respeito ao plano individual do aluno, isso é totalmente contraditório, pois mesmo se tratando da mesma deficiência, cada um tem suas especificidades, necessidades, habilidades e  potencialidades, dessa forma sim, conseguiremos eliminar as barreiras enfrentadas pelo aluno. O professor de AEE, assim como os das salas regulares precisa valorizar mais a criatividade de seus alunos, desenvolver mais a capacidade que eles têm de pensar e não ficar engessados em modelos homogeneizáveis.


Um comentário:

  1. Certamente se as individualidades fossem aceitas e valorizadas tudo seria mais fácil!

    ResponderExcluir