De acordo com VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode
ajudar a criança
com necessidades educativas especiais a desenvolver-se,
a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Através dos jogos e
brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação,
a confiança, a auto-estima, o auto-controle e a cooperação.
Os jogos e brincadeiras proporcionam o aprender
fazendo, o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a
criatividade.
(site:http://www.slideshare.net/robslunardi/jogos-e-brincadeiras-para-deficientes,
em 24 de outubro de 2013, às 22:26)
JOGO DA MEMÓRIA
Objetivo: Desenvolver
a memória de curto prazo.
Desenvolvimento: Inicialmente
como sugere o (FIGUEIREDO, POULIN, GOMES, pode-se
trabalhar com agrupamento de cartas para que o aluno memorizar melhor. É um
jogo de cartas em pares, onde eles vão virar um par de cartas, se virarem
pares iguais estar certa e continua jogando. Ganha quem conseguir memorizar
mais pares.
Obs: Este
jogo vai estimular a memória, desenvolver a socialização, a atenção e
desenvolvem estrategias de como ganhar o jogo.
FECHE A CAIXA
Objetivo:
Fechar o maior número de caixas, perdendo o mínimo de pontos.
Desenvolvimento: jogo
online com grupo de três participantes. O jogo inicia e você clica nos dados
somando o resultado e baixando a caixa. O jogo termina quando perde todos os
pontos.
Obs:
excelente para estimular o cálculo mental.
Ótima sugestão amiga! Precisamos de jogos que estimulem e motivem, para que o aluno com DI, seja instigado a jogar, a pensar e a raciocinar, tendo como objetivo seu desenvolvimento cognitivo.
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